Publicado por: cidadedopensar | 13/04/2011

Perfectibilidade Eschernesca


Uma breve análise sobre a Música “Perfeição” da Legião Urbana e a ” Torre de Babel” de Escher.

O antes e o agora na letra de Renato Russo são retratados como a imperfeição que fomos e somos enquanto sociedade. Não há possibilidade de pioramento social. Temos a nosso favor, segundo Renato, o poder de recomeçar, e o próprio faz o convite: “Venha, que o que vem é perfeição”: Assim ele espera e sugere: retire-se do “mainstream”, forme uma nova legião urbana: recomece do zero. Esqueça o atual status-quo e celebre a estupidez de quem cantou esta canção, pois quem a fez surrou pontas de faca durante anos e agora jaz em caixão, ainda incompreendido por parte dos seres humanos. A mensagem é observada, mas não absorvida, mesmo por pessoas que possuem os mesmos signos de linguagem. O ruído está na compreensão da realidade, diferente da Torre de Babel de Escher, onde os trabalhadores não se entendiam e não concluíram a obra pelo fato de não possuírem a mesma lente cultural . E a diferença é apenas na forma de “ruído” de comunicação, já que ambos retratam a impossibilidade adquirida pelos homens de pensar na solução dos problemas e sim evidenciá-los. Isto é o retrato de nossa sociedade individualizada que não consiste uma legião urbana compacta e coesa, onde o problema é sempre o outro, do outro e não nosso.

EI, EMI, VAI TOMAR NO CÚ !

Escher : Torre de Babel

“Presume-se que na mesma altura em que se confundiam as línguas, também se originaram as diferentes raças humanas. Por esse motivo, há na construção trabalhadores de pele branca e de pele negra. O trabalho está parado, porque eles não se entendem uns aos outros. Como a cena principal deste drama passa-se no alto da torre em construção, esta foi representada da perspectiva de um pássaro. Daí resultou a necessidade de uma forte redução na perspectiva, para baixo. Só vinte anos mais tarde vim a ocupar-me intensamente com este tema (Outro mundo II e seguintes).”

Torre de Babel - Diferentes Lentes Culturais

Torre de Babel - Diferentes Lentes Culturais

Forte Abraço,
RafaLeoBraga


Responses

  1. é massa teu blog cara!!! pow o legião é muito bom… e so de ver essas coisas na midia sendo enpurrada pra dentro da cabeça da nossa cabeça… os caras sendo divulgado em todo lugar…e um monte de gente gostando…
    e hj em dia pelo menos por aqui da galera mais nova , poka gente gosta da legião…
    a legião faz pensar e hj em dia a galera nao ta a fim d pensar nao…
    paz aí abçs!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: