Publicado por: cidadedopensar | 31/05/2010

Opções !


Eu, ser humano de Carne e espírito, não agüento mais não ser o que posso.

Seja Humanista .

Seja Humanista .

Costumo dizer que nada é impossível. Basta pensar que existo em um enorme globo flutuante, que navega o vazio em um movimento ininterrupto em torno de si mesmo e,simultaneamente , ao redor de uma bola de fogo absurdamente intensa e gigante : Pronto, o “impossível” virou fato consumado .

O Vazio no qual o globo (Vulgo “Minha Casa d’água” ) flutua, parece ter sido originado do nada; uma origem não originada, logo, não é real. Ainda bem que a lógica pura não me seduz, pois, caso contrário, teria certeza de que não existo, e nada sou. Assim é minha vida : Um vazio inexplicado, onde todo potencial criativo não é desfraldado .

Sou solitário, mas não sozinho . Vivo em companhia de Bilhões de desconhecidos, de inúmeras crenças, virtudes e desventuras. Isso me faz pensar que possivelmente existe, pelo menos, 10 Milhões de “Eus” espalhados pelo globo : Cópias perfeitas de mim. Simulacros inescrupulosos de mim. Piores “Eus” em cada país . Melhores “Eus” em cada esquina .

Penso que todos os desconhecidos, na verdade são um só. Apenas um ser . Cada desconhecido é um átomo de um superior ser. Talvez uma multidão de ” Anti-Corpos”. Estes Anti-corpos não formam, infelizmente, uma unidade “Espartana” de defesa, e por isso, seus ideais e morada estão ruindo, esperando passivamente um milagre divino. Mas Deus, o criador, não existe . Nós somos ” Deus” , e não um “cara”, uma energia ou entidade, nem reis dos reis, mas sim uma alcunha do “Todo”. A todos os seres . Nós, “multidão”, somos “Deus” . Uma união de Plebeus .

Oramos e rogamos aos céus a toa. Somos passivos eufemistas a toa. Nós somos um só. Somos “Deus”, Nós o “Todo” , ou seja : Deus é apenas uma palavra designativa do todo : do complexo organismo chamado Planeta Terra.

Sim. Sou ateu, no sentido criacionista das coisas. Observo o mundo com olhos apaixonados mas despertos . Acordei de meu sono profundo e inebriante, que me sedou por 1/4 de século. Foi difícil aceitar um novo real . Mas nada é impossível. Percebo-nos , nós seres humanos, em uma encruzilhada, sem GPS, cartografia , bússola ou Sol para nos guiar pelo caminho correto, com incerto destino para todos, mesmo que previamente programado por alguém ou alguns . Nada, além de nós mesmos, seres humanos, nos guia, além de nossa própria consciência com a maravilha do livre (mas nem tanto) arbítrio .

Certo dia sonhei que vivia em um país árabe e o Islã era minha religião, em plena decadência do império Otomano . Vi brotar estereótipos classificatórios de mim. Eu era o “outro” antropológico sob olhar de antropólogos contemporâneos dos Tupinambás, mas contrários as observações de Montaigne . Fui “Romantizado” muitas vezes, como um “bom selvagem”, e manipulado como “mau selvagem” provindo do oriente, de forma que fosse mais interessante e impactante para o Ocidente , para o europeu ocidental ter a imagem do “contrário” as suas tradições e cultura.

Acordei . Bebi uma água. Voltei a dormir. Sonhei novamente. Agora estava em plena Guerra do Peloponeso, morando em certa ilha, adorando diversos deuses . Na guerra morri. Fui parar no “Nosso Lar” , em espírito. Acordei novamente.

O sonho foi revelador . Concluí que religião é determinada por localidade ; a verdade é determinada por local : região terrestre com respectiva nos céus. Estranho. Curioso. Infantil. Neandertal.

Cada povo tem sua verdade . Cada grupo uma opção : Religiosa, sexual, política, intelectual (Cultural) e “esportiva” .

Opção Religiosa

Você é judeu ? provavelmente devido a seus pais serem, e a origem deles está ligada ao mito fundador da religião, principalmente ao lugar onde este mito foi “legitimado” ou “escrito”, mas seus pais poderiam ter outras origens, mitos e ritos a serem celebrados . Se por um acaso da natureza, a deles fosse lá pelos lados da Muralha da China, Confúcio e seu “Taoismo” entraria na história de sua estória .Isso vale também para o Budismo , islã , Religiões Afro-Bazukas, Seitas bizarras, Espiritismo, etc .

Mas o que é Religião ? Difícil responder estas questões sem antes observar as primeiras duvidas existenciais que brotam em nossa mente e coração desde a infância , no melhor estilo :

Quem sou eu ?
Como o mundo passou a existir ?
De onde Venho ?
Deus existe ?
O que acontece quando a morte chega ?

Essas questões faz a demanda por filosofia de vida dos humanos que, na sua maioria, Buscam essas respostas e verdades através da religião .

Para entendermos a questão religiosa, recorri ao “Livro das Religiões” , escrito a 6 Mãos : Jostein Gaarder , Victor Helen e Hnry Notaker . A abordagem deles é simples e sem juízo de valor, apenas expondo as peculiaridades das religiões através de pontos definidos :

– Conceito (Crença) – Mitos, Conceito de Divindade e etc, Visão de Mundo, Conceito de Homem (Criação, Morte, sua relação com o divino) ,

– Cerimônia – Oração , Sacrifício, Oferenda , ritos de passagem. Nascimento e Morte , Ritos de Puberdade e Ética .

Organização – “Hierarquias” e Representantes

Experiência – Teórica e “Prática” ( A experiência mítica) .

CONTINUE LENDO ( CLIQUE AQUI, SEM PREGUIÇA)

Chegue sem pressa… Não perderá seu tempo ao pensar !


Responses

  1. Tu Podes chamar teu blog de resumo da vida . é de uma densidade Humana interessantíssima . Parabéns pelos seus textos. Virei Fã !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: