Publicado por: cidadedopensar | 30/03/2010

O “start” e o “resumo”


Turistas da Cidade do Pensar, indico para quem estuda Comunicação, Design, Ciências Sociais, História e Filosofia o livro Criatividade e Grupos Criativos do Domênico de Masi .  Ele foi publicado no Brasil em 2 formas : Um volume inteiro de aproximadamente 700 páginas , e o que possuo,  dividido em 2 volumes , sendo o Primeiro chamado de “Descoberta e Invenção” e o Segundo de “Fantasia e Concretude”.

Para os curiosos e amantes da história da Humanidade e sua evolução  o Livro é magia pura , mas merece atenção e leitura sem preguiça . Eu lí em doses homeopáticas, e o uso como referência para escrever .

Agradeço um professor da “Univercidade” da Lagoa, Klaus Denecke-Rabello, por ter indicado esta obra phodalhona do De Masi .  Klaus foi meu professor por um breve momento, e dois anos antes de definitivamente decidir abandonar a Comunicação Social (Publicidade) como profissão .

Ele, de certa forma, me ajudou a reconhecer-me . Foi nas aulas com Klaus que me percebí em crise de identidade . Só tenho a agradecer por mais uma ventura em minha vida . Obrigado Domenico, Obrigado Klaus .

Domenico De Masi

Domenico De Masi - Grande Escritor e Sociólogo .

Em 2 páginas da introdução, especificamente a 19 e a 20 do livro em questão, De Masi oferece um resumo da essência humana e quais são realmente suas necessidades abstratas :

“Sempre me fascinou a progressiva precisão que adquiriram, com o passar dos séculos, os mapas geográficos traçados pelos exploradores: daqueles improváveis dos heróis homéricos àqueles aproximativos dos conquistadores romanos, espanhóis e portugueses, até aqueles bem mais críveis, como os atlas sobre os quais viajava a minha imaginação de estudante, até as fotografias de satélites que desalojaram aquelas fantasias com o cientificismo peremptório da precisão técnica, que não deixa brecha ao gosto e ao desgosto dos erros.

“O Homem começou aprimorando técnicas de sobrevivência contra as ameaças da natureza e dos seus competidores. Prosseguiu, a partir dos ancestrais de Neandertal e de Cro-Magnon, elaborando sistemas culturais mais sofisticados e abstratos, com o objetivo de compensar as suas frustrações , as suas dores e as suas inseguranças com ilusões (culto dos mortos, magia, invenção dos mundos supraterrenos, etc), com prazeres estéticos ( erotismo desvinculado da procriação, gastronomia, música, arte, etc) e com a acumulação ostentosa de bens materiais (poupanças, consumismo, luxo, etc).

E agora talvez tenha chegado á compreensão de que a acumulação insensata de dinheiro, de poder e de objetos permanece sendo incapaz de satisfazer as suas necessidades de introspecção , de amizade, de amor, de lucidez e de lazer para as quais necessita cultivar, de forma criativa, valores que haviam sido negligenciados, como a ética, a estética , a emotividade, a subjetividade, a ubiqüidade e a qualidade de vida .

Alternando e entrelaçando fases de intenso progresso espiritual com fases de frenético desenvolvimento material, traçados lineares velozes com indolentes curvas do pensamento, o homem conseguiu multiplicar tanto o número dos privilegiados – finalmente emancipados do cansaço, da dor física e da miséria – como aqueles que eram condenados pela fome, pela ignorância e pela violência. Para todos, ricos e pobres, conseguiu distanciar um pouco a morte, não eliminá-la. ”

(Domenico de Masi, Criatividade e Grupos Criativos Vol 1)


Responses

  1. Querido, não sabes a felicidade com que recebi e li seu post. Honra-me muito sua citação, ainda mais ao dividir um obrigado com o mestre Domenico.

    Mantenha-me atualizado com suas venturas… 😉

    E parabéns pelo subtítulo do blog, um primor. E uma bandeira. Defenda-a com unhas, dentes e sabedoria.

    forte, fraternal e respeitoso abraço

    Klaus


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: