Publicado por: cidadedopensar | 27/11/2009

Africanidades Brasileiras


Não há separatibilidade entre cultura afrobrasileira e civilização brasileira

Não há separatibilidade entre cultura afrobrasileira e civilização brasileira

Não posso afirmar que está correto o que escreverei nas longas linhas abaixo, porém, tenho certeza que valerá para contribuir com o pensar afirmativo da identidade negra . Sou Brancão de Pele, mas, Brasileiro acima de tudo, e sendo assim, Negro de coração e carga genética .

Gosto é das irregularidades das curvas do que a frieza e certeza das retas ,tanto quanto Oscar Niemayer e André Rebouças ( Tá , forcei com o Rebouças) .

Como poucos sabem, larguei a profissão de pseudo design e publicitário, e estudo atualmente Licenciatura em ciências sociais ( Na UCAM) . Graças a este curso conhecí um Professor com P maísuculo, fantástico, chamado Edson Borges . A aula do cara é curta : 50 minutos, porém rica em cultura, resgate histórico e debates punks .

Tinha em mente alguns “Achismos” sobre a questão do negro , que historicamente foi recortado de sua realidade contributiva na formação da identidade da nação brasielira, juntamente com os índios , e Edson ofereceu a turma de Educação e Cidadnia: Movimentos Sociais, uma vasta bibliografia sobre estas questões e propôs um desafio que era analisar o Parecer desenvolvido pelo governo em 2004, balizado pela Lei Nº10.639/2003, e paralelo a isso construir uma síntese sobre a Cultura Afro-Brasileira , baseada nos textos de Joel Rufino dos Santos (“Culturas negras, civilização brasileira”, pp. 5-9), Manuel Diegues Junior (“A África na vida e na cultura brasileira”, pp. 11-27) e Petronilha B. G. e Silva (“Aprendizagem e ensino das africanidades brasileiras”, pp. 155-172) .

Vale a leitura, sem preguiça, mas com calma .

Leia mais :


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: